Avançar para o conteúdo principal

10 boas razões para utilizar a biblioteca: professores


Texto do postal de natal da Rede de Bibliotecas Escolares

1 Gosto muito de passar pela biblioteca e ver as novidades na área da literatura juvenil. Faço uma leitura «em diagonal» para propor o livro certo ao aluno certo.
MARIA JOÃO, PROFESSORA DE PORTUGUÊS

2 Há filmes na biblioteca que retratam o espírito de uma época e motivam os alunos. Requisito-os muito, por vezes para aulas de substituição ou até para os meus fins de semana…
TERESA, PROFESSORA DE HISTÓRIA

3 Na biblioteca encontro traduções de obras de introdução à filosofia acessíveis e interessantes. São boas para o trabalho lectivo e também para os alunos continuarem a ler em casa.
MARGARIDA, PROFESSORA DE FILOSOFIA

4 Passo regularmente pela biblioteca. Quando lá encontro um grupo de alunos meus aproveito para lhes mostrar recursos – documentos e equipamentos – que podem utilizar para realizar trabalhos. O meu lema é: a biblioteca é um pequeno grande mundo ao alcance de todos.
MARIA, PROFESSORA DE INGLÊS.

5 Não sei como seria possível desenvolver com os alunos métodos de pesquisa e de investigação, se não pudesse praticar com eles essas competências na biblioteca.
JOÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS

6 Se queremos criar um país de leitores, nós professores podemos ser os primeiros a contribuir para esse fim: a biblioteca escolar está a um passo…os alunos também!
JOSÉ, PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PNL NA ESCOLA

7 Quando quero diferenciar as propostas de actividades e materiais para trabalhar com uma turma em grupos, recorro aos “Kit’s” de documentos que a biblioteca disponibiliza para a sala de aula, em várias áreas disciplinares.
ISABEL, PROFESSORA DE MATEMÁTICA

8 Com a escola a tempo inteiro os meninos estão muitas horas na sala de aula. Não vejo porque não havemos de aproveitar também a biblioteca para realizar aí as actividades de Apoio ao Estudo.
SARA, PROFESSORA DO 1º CICLO

9 Na planificação das minhas aulas, uso os recursos da biblioteca. Já nem sei fazer de outra maneira!
JOÃO, PROFESSOR DE CIÊNCIAS F.Q.

10 A página da BE‑CRE da minha escola tem guiões sobre pesquisa da informação, estratégias de leitura e dicas sobre métodos de estudo. É para lá que encaminho os meus alunos.
JOAQUIM, PROFESSOR DA ÁREA DE PROJECTO

Download do postal RBE PDF

Mensagens populares deste blogue

EB1 das Sesmarias: uma biblioteca orgânica

A nova biblioteca da EB1 das Sesmarias (Agrupamento Albufeira Poente) é mais um paradigma das novas construções de escolas em Albufeira e entrou em funcionamento em Setembro de 2009. A ampliação da escola permitiu a disponibilização de novos espaços mas também de novas condições de edifícios. Controlo de temperaturas com recurso a geotermia, energia solar, bem como construção com recursos a técnicas e materiais tradicionais. As paredes exteriores dos edifícios são feitas de taipa, o que permite um controlo da temperatura no interior do edifício, proporcionando ambientes confortáveis quer de Verão quer de Inverno. No interior foi utilizado o adobe de forma reduzir impactos térmicos e acústicos, sendo os tectos em madeira. Na entrada de cada escola existe um quadro pedagógico com os parâmetros de produção de energia fotovoltaica, onde são indicados os valores e potência de radiação solar, a energia total captada e o CO2 evitado. Para além dos painéis informativos com a explicação...

Porto cão-peão, Patanisca e Leão

" Porto cão-peão, Patanisca e Leão", assim se intitula a obra da escritora Marta Cirne com ilustrações de António Magalhães (Papiro, 2006). Esta obra foi apresentada pela própria autora aos alunos da EB1 dos Caliços (Albufeira) no dia 16 de Novembro de 2009. Marta Cirne é docente na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita. Ler mais no blogue da EB1 dos Caliços

Sesmarias e Fontainhas: escolas ecológicas

Foram inauguradas dia 21 de Setembro as obras de ampliação e renovação das escolas EB1 Sesmarias e EB1 de Fontainhas (Albufeira), com as respectivas bibliotecas. Nestas escolas foi dada particular importância à ecologia, recorrendo a materiais recicláveis e a energias renováveis, a painéis e colectores solares fotovoltaicos, geotermia, construindo-se edifícios com paredes exteriores de taipa, interiores de adobe, estrutura da cobertura em madeira Fontes: Blogue colectivo EB1 de Albufeira Blogue EB1 Sesmarias: http://besesmarias.blogspot.com Jornal Observatorio do Algarve