EB1 das Sesmarias: uma biblioteca orgânica

A nova biblioteca da EB1 das Sesmarias (Agrupamento Albufeira Poente) é mais um paradigma das novas construções de escolas em Albufeira e entrou em funcionamento em Setembro de 2009. A ampliação da escola permitiu a disponibilização de novos espaços mas também de novas condições de edifícios.

Controlo de temperaturas com recurso a geotermia, energia solar, bem como construção com recursos a técnicas e materiais tradicionais. As paredes exteriores dos edifícios são feitas de taipa, o que permite um controlo da temperatura no interior do edifício, proporcionando ambientes confortáveis quer de Verão quer de Inverno. No interior foi utilizado o adobe de forma reduzir impactos térmicos e acústicos, sendo os tectos em madeira.
Na entrada de cada escola existe um quadro pedagógico com os parâmetros de produção de energia fotovoltaica, onde são indicados os valores e potência de radiação solar, a energia total captada e o CO2 evitado.
Para além dos painéis informativos com a explicação das técnicas e materiais de construção utilizados no edifício, algumas zonas das paredes foram deixadas "à mostra" como exemplo do trabalho, para que se perceba que nem só de betão vive o homem. Com artes ancestrais e tecnologia moderna temos uma escola ecológica e tecnologicamente avançada.
A seguir ficam mais imagens da biblioteca ainda em fase de implementação.