Assinatura do protocolo de criação da rede

Albufeira criou a Rede de Bibliotecas do Concelho. Câmara Municipal e escolas assinaram esta quarta-feira um protocolo, que entre outros objectivos visa facilitar o usufruto de oito bibliotecas do concelho ao público em geral.


A rede conta com a Biblioteca Municipal, mais as bibliotecas da Escola Básica e Secundária de Albufeira e da Escola Secundária de Albufeira, e ainda as bibliotecas dos Agrupamentos Verticais de Escolas de: Albufeira Poente; Dr. Francisco Cabrita; Diamantina Negrão; Ferreiras; e Paderne.

Agora os responsáveis pelas várias bibliotecas passam cooperar entre eles na gestão, difusão e optimização dos recursos, bem como na divulgação e organização de actividades, ou ainda na criação de um catálogo colectivo online, disponibilizando todo acervo contido nas várias bibliotecas.

Por outro lado as bibliotecas escolares, que até aqui eram de uso exclusivo das escolas, passam a assegurar um horário de abertura ao público em consonância com as recomendações do Ministério da Educação.

A gestão desta rede de bibliotecas vai ficar a cargo de um grupo técnico que será criado para o efeito, constituído pelos responsáveis das várias bibliotecas.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o edil de Albufeira, Desidério Silva, fez questão de sublinhar que esta não é uma rede fechada, ou seja, que “de agora em diante poderão aderir outras instituições do concelho que possuam biblioteca”.

A rede entra formalmente em vigor esta quinta-feira - um dia após a assinatura do protocolo, que é válido por um período de dois anos, sendo automaticamente e sucessivamente renovado por períodos idênticos.

O vice-presidente da Câmara, José Carlos Rolo, considerou “muito importante” a criação desta rede porque consolida uma aposta da Autarquia. Disse: “Há nove anos praticamente não havia uma biblioteca escolar no concelho. Haviam uns livros fechados nuns armários. Hoje o concelho conta com 13 bibliotecas que cumprem todos os requisitos exigidos”.

O livro “Foral Manuelino de Albufeira – 1504” foi oferecido pela Câmara a cada uma das bibliotecas aderentes, como acto simbólico da cooperação que agora tem início.

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram os directores das escolas e agrupamentos de escolas, que outorgaram o documento, bem como a vereadora com o pelouro da Cultura, Marlene Silva, e o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa.


Fonte: Rede: Mais bibliotecas para todos em Albufeira (06 maio 2010) - http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=105589