Avançar para o conteúdo principal

Daniel Sampaio na BM Albufeira

“O contacto com professores e alunos foi (é) das melhores coisas da minha vida e não receio afirmar que fiz algumas intervenções importantes em várias escolas”. (Daniel Sampaio)
Pelas 21 horas do dia 10 de Dezembro, o Dr. Daniel Sampaio realizou um Colóquio na Biblioteca Municipal de Albufeira realçando os problemas da adolescência, bem como um novo olhar sobre o relacionamento entre pais e filhos, a temática que recentemente desenvolveu no seu livro mais recente “ Lavrar o Mar”.



Fez ainda referencia ao seu livro inventem-se novos pais, escrito há doze anos e centrado nos filhos em que apontava para a necessidades dos pais se “inventar” na adolescência, a partir dos sinais que recebiam dos filhos, mas que hoje pode já ser considerado como desactualizado pois a visão de sociedade e a própria sociedade está alterada.



Esta nova obra, consubstancia o pensamento mais actual do autor e é mais dirigida a pais e professores, pois afinal são eles que mais lidam com os jovens.

O diálogo, o apoio escolar e familiar são armas fundamentais para superar os problemas que muitas vezes são colocados aos psicólogos e psiquiatras antes do tempo: conversar e ouvir são tarefas necessárias para na sociedade actual.

No final houve um período para discussão, em que os encarregados de educação e professores presentes colocaram algumas das suas preocupações bem como um desafio para eventos futuros.


Mensagens populares deste blogue

EB1 das Sesmarias: uma biblioteca orgânica

A nova biblioteca da EB1 das Sesmarias (Agrupamento Albufeira Poente) é mais um paradigma das novas construções de escolas em Albufeira e entrou em funcionamento em Setembro de 2009. A ampliação da escola permitiu a disponibilização de novos espaços mas também de novas condições de edifícios. Controlo de temperaturas com recurso a geotermia, energia solar, bem como construção com recursos a técnicas e materiais tradicionais. As paredes exteriores dos edifícios são feitas de taipa, o que permite um controlo da temperatura no interior do edifício, proporcionando ambientes confortáveis quer de Verão quer de Inverno. No interior foi utilizado o adobe de forma reduzir impactos térmicos e acústicos, sendo os tectos em madeira. Na entrada de cada escola existe um quadro pedagógico com os parâmetros de produção de energia fotovoltaica, onde são indicados os valores e potência de radiação solar, a energia total captada e o CO2 evitado. Para além dos painéis informativos com a explicação...

Porto cão-peão, Patanisca e Leão

" Porto cão-peão, Patanisca e Leão", assim se intitula a obra da escritora Marta Cirne com ilustrações de António Magalhães (Papiro, 2006). Esta obra foi apresentada pela própria autora aos alunos da EB1 dos Caliços (Albufeira) no dia 16 de Novembro de 2009. Marta Cirne é docente na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita. Ler mais no blogue da EB1 dos Caliços

Sesmarias e Fontainhas: escolas ecológicas

Foram inauguradas dia 21 de Setembro as obras de ampliação e renovação das escolas EB1 Sesmarias e EB1 de Fontainhas (Albufeira), com as respectivas bibliotecas. Nestas escolas foi dada particular importância à ecologia, recorrendo a materiais recicláveis e a energias renováveis, a painéis e colectores solares fotovoltaicos, geotermia, construindo-se edifícios com paredes exteriores de taipa, interiores de adobe, estrutura da cobertura em madeira Fontes: Blogue colectivo EB1 de Albufeira Blogue EB1 Sesmarias: http://besesmarias.blogspot.com Jornal Observatorio do Algarve